Perguntas Frequentes

1 - ​ONDE ESTÃO LOCALIZADOS?
O criatório/criadouro  está localizado próximo a cidade de Juiz de Fora – MG, na Zona Rural.

2 - O QUE VOCÊS CRIAM?
​Criamos uma grande variedade de aves ornamentais

3 - VOCÊS ENVIAM OVOS E AVES?
Fazemos o envio de ovos  para todo o Brasil via Sedex com seguro somente após a confirmação do pagamento, com prazo de entrega entre 2 a 6 dias dependendo da região após a postagem. Valor do frete a calcular. 

Aceitamos também retirada em mãos no nosso criadouro. Será um prazer lhe receber! 

Enviamos aves  por agendamento com antecedência e somente por transporte aéreo, com retirada do aeroporto no setor de cargas vivas ou por transporte terrestre em um raio de 150 KM do nosso criatório com as custos do frete por conta do criador.

ATENÇÃO! CASO A EMBALAGEM CHEGUE QUEBRADA, NÃO ACEITE! FAZEMOS SEGURO JUNTOS AOS CORREIOS.

​4 - COMO FAZEMOS UM ORÇAMENTO?
O interessado deve entrar em contato e fazer um pedido, para que possamos enviar o orçamento.

Para compra de ovos precisamos da quantidade de ovos de interesse e endereço completo para o cálculo do sedex;

Para aves,  precisamos do endereço do aeroporto mais próximo da localidade na qual se encontra o comprador e que receba carga da Cia aérea que nos atende. Precisamos  realizar também a verificação da disponibilidade. Para envios terrestres em um raio de até 150 km também seguimos o mesmo procedimento

5 - COMO É FEITO O PAGAMENTO?
Devido a grande procura, vendemos somente sob reserva. 
O pagamento de sua reserva poderá ser feito pelo Banco Bradesco ou Caixa Econômica (Únicas agencia bancária de nossa pequena cidade), via depósito em caixa manual ou com cartão de crédito em até 24x via Mercado Pago com os encargos por conta do comprador. 

6 - QUAL A GARANTIA QUE TEMOS DE RECEBER O PRODUTO E DA QUALIDADE QUE VAI CHEGAR?
Garantimos a entrega por tratar-se de um trabalho sério e idôneo, verificado pelas informações contidas em nosso site.

Oferecemos Ovos de Excelente Qualidade de Matrizes selecionadas e boa genética. Realizamos todos os processos necessários para estocagem. 

Nossas aves possuem excelente estrutura, alimentação e acompanhamento profissional. Estão em ternos no viveiro, com no máximo duas fêmeas para cada macho. 

Vendemos ovos há onze anos, sempre prezando pela satisfação dos clientes e hoje construímos uma historia de respeito neste mercado, com qualificações positivas. 

Qualidade, no caso das aves são todas vacinadas e vermifugadas
Já no caso dos ovos garantimos a qualidade de nossa embalagem e o curto prazo de postura destes ovos, já que os ovos têm que chegar o mais novo possível ao destino.

Os ovos enviados possuem um tempo médio de postura entre 01 e 05 dias e são embalados individualmente, a fim de protegê-los durante a viagem.

7 - QUANTOS DIAS PODEMOS AMAZENAR OS OVOS?
​Para ovos colhidos na sua criação é indicado até 15 dias, porém quantos antes você realizar a incubação, maiores serão as chances de eclosão.

​Já para ovos enviados, assim que chegar ao destinatário deve ir para incubação.

Os ovos enviados por nós possuem um tempo médio de postura entre 01 e 05 dias.

8 - O CRIATÓRIO RECEBE VISITAÇÃO?
Sim!  Nós recebemos visitações entre março e julho, quando as aves não estão em postura por orientação de nosso veterinário. 

Aceitamos retirada dos ovos em mãos, caso haja preferencia. 

9 - QUAL A GARANTIA DE ECLOSÃO DOS OVOS?
Quando postos em galinha conseguimos atingir 100% de fertilidade em nosso criatório, porém devido a não acompanhar o transporte e nem a incubação não podemos dar garantia de taxa eclosão.

ATENÇÃO: Alta Porcentagem de Eclosão, dependendo da forma e qualidade de incubação. 

NÃO FAREMOS REPOSIÇÃO DE OVOS, pois a incubação foge do nosso controle e depende da qualidade e forma que o cliente ira incubar os ovos. Estamos a disposição para auxiliar nossos clientes com informações e dicas durante a incubação para que os resultados sejam excelentes.

COMO É CALCULADO O VALOR DOS OVOS? QUANTOS OVOS CADA AVE BOTA?
O valor dos ovos depende da quantidade de ovos que a espécie da faisoa/pavoa bota por temporada de postura. 

Os faisões rústicos, botam cerca de 60 ovos por ano cada fêmea. Já os faisões exóticos e pavões, botam entre 06 e 25 ovos por ano, variando por espécie.

Quanto mais ovos uma espécie bota,  menores serão os valores. Quanto menos ovos uma espécie bota, maiores serão os valores.

10 -POR QUE COMPRAR OVOS?
Comprando ovos a possibilidade de se economizar é grande.

Além de diminuir gastos extras com a retirada das ave ou  frete aéreo, comprando ovos você pode ter mais aves gastando menos. 

Por exemplo: Um casal de faisão Venerado custa R$500,00. Com esse valor, é possível comprar 12 ovos.  Dessa forma, a partir do terceiro pintainho, o investidor já estará tendo lucro.

Ou seja, a partir do nascimento do terceiro ovo o investimento já é rentável e dessa forma com o valor de um casal o cliente pode ter vários casais.

11 - POR QUE COMPRAR OVOS EM LOTE?
Comprando ovos em lote você facilita agiliza o nosso trabalho. Como a postura das aves é estimada, comprando por unidade a coleta pode demorar mais tempo.

Em lote, os ovos são enviados de forma sortida, de acordo com a postura da aves  agilizando o processo e assim você certamente estará recebendo ovos com maior rapidez pagando muito menos por ovos do que comprando por unidade.

12 - DEVO USAR CHOCADEIRA OU GALINHA?
A chocadeira é a melhor opção, apesar de nunca ser igual à galinha choca, cujo  resultado pode-se tirar 100% dos ovos férteis, a chocadeira tem várias vantagens, uma chocadeira bem regulada pode passar de 90% de eclosão em ovos.  A chocadeira  é a maneira mais racional para se incubar ovos, porque, além de vc poder controlar o melhor momento para incubação, não dependendo da galinha estar choca, você tem um controle muito maior com relação a o clima, pois o excesso de umidade ou a falta,pode ser muito prejudicial à incubação, quem nunca ouviu a história de que quando troveja muito os pintinhos morrem dentro do ovo?! Isso é verdade caracterizada pela alta umidade, pois se está trovejando está chovendo.

​Outra vantagem é a quantidade dos ovos, uma vez que 120 ovos para chocar necessárias  10 galinhas, contra uma chocadeira que gastará mais ou menos a mesma quantidade de uma lampada de 100 w, gerando econômia e possibilidade de fazer  monitoramento sobre os ovos que vc esta colocando para chocar, como por exemplo se a fertilidade das suas aves estão boas ou não.

Mas e se faltar energia?
Se você esta em uma região que a falta de energia é constante a melhor opção é obtenção de um pequeno gerador a gasolina. Agora, se for rara essa falta, uma dica é cobrir bem a chocadeira ou montar uma caixa de isopor sobre a chocadeira, importante considerar alguns números; os 10 primeiros dias são os mais critícos, nesta fase não se pode ficar sem energia mais de 3 horas,  a partir disso já se tem alteração, agora, apartir de 15 dias pode ficar até 12 horas que não tem muita influência.

Qual a melhor chocadeira?
A chocadeira boa é a que encontra-se  regulada corretamente, uma chocadeira é formada por quatro pontos fundamentais , a viragem dos ovos, temperatura com o minimo de variação interna, umidade bem controlada e a troca de gases, como o embrião respira ele precisa de ar de boa qualidade dentro da chocadeira. 

Para incubação com galinhas, indicamos garnisés, como por exemplo a raça Sedosa do Japão.

Em nossa loja virtual, oferecemos todos os produtos que facilitam a incubação das aves.

13 - QUAL A TEMPERATURA E UMIDADE DA CHOCADEIRA?​
​A  incubação é bem simples.

A temperatura de 37,5 à 38 graus é uma variação tolerável, porém esta temperatura tem que ser monitorada no interior da chocadeira pois, pode sofrer variações do que se marca no termostato para a temperatura real.

Já a umidade é um pouco mais complicada, a maioria das chocadeiras não oferece controle de umidade, devendo ser feito de acordo com a quantidade de água da chocadeira,  umidade ideal deve ficar aproximada a 50% até 18 dias de incubação e acima de 60% após esta data até o dia da eclosão, e dependendo da região este numero pode variar, pois, em locais mais umidos a quantidade de espelho d’agua deve ser bem menor que em locais mais secos.

Em nossa loja virtual, oferecemos também chocadeiras com controle de temperatura e umidade para que os resultados sejam excelentes. 

14 - COMO CONTROLAR A UMIDADE?
​O que controla a umidade é o espelho d’agua e a tempertura da chocadeira, para aumentar, a maneira mais simples é aumentar a quantidade de água no fundo da chocadeira e para diminuir é só reduzir o espelho d’agua, lembrando que tão importante quanto a temperatura, é a umidade e a troca de gases no interior da chocadeira.

​Em nossa loja virtual, oferecemos também chocadeiras com controle de temperatura e umidade para que os resultados sejam excelentes. 

15 - COMO É FEITA A TROCA DE GASES?
​A chocadeira que existe no mercado tem na parte superior um ventilador que puxa o ar de fora para dentro da chocadeira e alguns furos nas laterais que sai este ar interno, por esses motivos os furos devem estar bem limpos e longe da parede e o ventilador funcionando normalmente.

​​Em nossa loja virtual, oferecemos também chocadeiras com controle de temperatura e umidade para que os resultados sejam excelente

16 - QUAIS VACINAS E MEDICAMENTOS DEVO APLICAR NAS AVES?
Vacinação e vermifugação inicial .

Com o objetivo de garantir a qualidade, a beleza e a saúde das aves
ornamentais, aconselhamos a vermifugação e vacinação das aves.

A imunização inicial se dá com a aplicação das seguintes vacinas:

● NEW CASTLE (um dia)
● BOUBA (três meses)
● TIFO AVIÁRIO (três meses)

A aplicação do vermicida é importantíssima para a boa saúde dos
faisões e demais aves, assim inicie um cronograma nos primeiros
meses de vida, que posteriormente passará a ser anual, assim que a
ave atingir 12 meses.

Os vermicidas indicados são à base de fembendazol 2,0g, como o
PROVERMIN.

Caso os faisões convivam com outras aves, como: galináceos, patos,
gansos, faisões e etc..., todas essas aves, além dos pavões, também
deverão ser vermifugadas.

A vitamina (vitagold) e os sais minerais (organew), pode-se dar para
todas suas aves, ajudam muito a fortificar-las e evita doenças

Obs. Muitos criadores vacinam apenas as aves de maior valor, como
pavões e faisões de espécies raras. Nós indicamos, caso seja viável, a
vacinação e vermifugação de todas as aves, das mais rústicas aos
mais raros para prezar pela qualidade e saúde das aves.

Em nossa loja virtual, oferecemos diversos medicamentos e utilitários para que você possa garantir a saúde de suas aves

17 - ​QUAIS DICAS COM CUIDADOS, ALIMENTAÇÃO E HIGIENE?
.Os faisões e pavões recém-nascidos devem ser alimentados com ração para
pintinhos, dê preferência as rações de marcas conhecidas, pois assim
os níveis de nutrientes são mais confiáveis.

Complete a ração com couve, almeirão ou espinafre, mais cuidado
com a procedência das verduras, pois caso contenham agrotóxicos
podem matar os filhotes. NUNCA DÊ ALFACE, pois causa diarreia na
ave.

A água deverá ser trocada no mínimo uma vez ao dia.

A caixa de recria deve ser limpa pelos menos uma vez na semana, a
fim de se retirar as fezes e os restos de ração que vão se
acumulando no “chão”.

18 - POSSO CRIAR SOLTA OU SOMENTE PRESAS?
Sua criação pode ser em viveiro ou solta no jardim. Todas as espécies se dão bem no nosso clima, do norte ao sul do país.

Resistentes, não requer grandes cuidados quando adultos.

É preciso apenas que a comida fique em local coberto, abrigada da chuva; além do corte das penas de uma das asas e um muro de cerca de um metro e meio para ele não fugir pulando. ​

Nós sugerimos que as aves sejam criadas em viveiros, pois especialmente os faisões, são aves com hábitos mais selvagens e podem se distanciar da residencia. Já os pavões, mais dóceis, se adaptam melhor em criações livres. 

19 - QUAL A EXPECTATIVA DE VIDA DAS AVES ORNAMENTAIS?
No geral, a expectativa de vida das aves varia entre 10 a 15 anos.

20 - O QUE É INDICADO PARA A ALIMENTAÇÃO DAS AVES?
Alimentação de boa qualidade é essencial.

Na natureza, as aves alimentam-se de frutas, raízes, insetos, folhagens e verduras. Na criação pode comer diariamente ração industrializada para galinhas. Quanto mais rica em proteínas, melhor. No período da procriação, de setembro a fevereiro, substitui-se esta ração por outra especial para postura, mais rica em proteínas e cálcio para favorecer a virilidade no macho e o desenvolvimento dos embriões e resistência das cascas dos ovos.

Filhotes com até 80 dias de idade recebem ração para pintinhos. Daí até a primeira pré-postura, em agosto, o ideal é passar para ração de crescimento.

Pode-se complementar a ração diariamente com frutas picadas e maços de verdura sem tratamento químico, como de alfafa Lucerne, amarrados e pendurados, o que serve também para distrair as aves.

21 - QUAIS INDICAÇÕES PARA A CONSTRUÇÃO DOS VIVEIROS?
A criação não tem segredos em relação a galinhas.

O viveiro deve proporcionar espaço suficiente ás aves para que não fiquem estressados e sujeitos a doenças. Para cada espécie, o espaço mínimo recomendado varia.

​ Em uma área de 5 x 10 metros é possível ter 7 machos e 28 fêmeas. Constrói-se o viveiro de forma a pegar o sol da manhã, em local que não favoreça correntes de ar, causadoras de doenças respiratórias. A parede do fundo é toda em alvenaria, completamente fechada. As laterais e a frente são teladas em sua maior parte, com apenas 30 centímetros de muro na base. A tela de polietileno é a mais recomendada, por ser mais flexível que a de arame e quebrar menos as penas por atrito (tela nº 14 ou 18 com malha de 2 centímetros de espaçamento). A maior parte do teto ( ¾ da área) é coberta com telhas de barro e a parte restante com tela. Sob a área coberta com tela, o chão pode ser gramado ou com alguma árvore frutífera (acerola, pitanga, etc), fonte extra de vitaminas e distração. O restante do piso é acimentado (pode sê-lo totalmente) com uma ligeira inclinação para a frente do viveiro, para facilitar o escoamento e limpeza. Cobre-se o piso com cerca de 5 centímetros de areia lavada de rio, para evitar que as penas esfreguem no cimento - mais prejudicial que a areia. A cada seis meses deve-se esterilizar a areia e as paredes do viveiro. Mistura-se a areia com 1/3 de cal ou cândida pura e passa-se cal ou cândida nas paredes. O serviço é feito retirando-se os faisões para evitar estresse. Eles podem retornar ao viveiro assim que o serviço estiver terminado.
O poleiro ideal é o feito com um galho. A espessura levemente irregular ajuda a manter todos os músculos dos pés em atividade. Por ser de madeira mantém uma temperatura adequada mesmo nos dias frios, o que não ocorre com o metal, por exemplo. O diâmetro certo do poleiro é aquele em que o pé da ave agarra bem e sem entrelaçar os dedos. Nunca coloque um poleiro sobre outro para o de baixo não ficar sujo quando a ave defeca. Para não estragar a cauda dos faisões deixe-o mais baixo, no mínimo, a 40 centímetros do chão. A distância ideal entre os poleiros é de 30 centímetros, adequada para o faisão saltar tranqüilamente. Os poleiros, o comedouro e o bebedouro devem ficar na área coberta pelas telhas

​22 - QUANDO O PINTINHO NASCER COMO DEVO PROCEDER?
Eles devem permanecer em local seco e protegido de chuva e friagem, a temperatura ideal para os pintos é de 33 graus na primeira semana podendo baixar para 30 graus até 15 dias e até 30 dias manter em 27 graus.

A alimentação deve ser de boa qualidade e se tiver como manter as aves em piso vasado para que eles não tenham contato com as fezes o resultado vai ser ótimo,

23 - QUANDO AS AVES BOTAM?
A reprodução das Aves Ornamentais, especialmente faisões, pavões e perdizes, geralmente acontece entre agosto e fevereiro.

A postura das aves é muito influenciada pelo clima, alcançando assim o auge da postura durante a primavera.

Com as grandes variações e o clima cada vez mais instável ultimamente, tem sido cada vez mais difícil prever exatamente quando as postura irá acontecer.

​Em 2014 por exemplo, as aves botaram entre agosto e janeiro. Já em 2015, as aves botaram entre setembro e fevereiro.

24 - QUANDO OS OVOS E AVES CHEGAREM COMO DEVO PROCEDER?
Ao receber os ovos, retire da caixa, coloque em cartelas de ovos com a ponta fina virada para baixo, deixe nesta posição por duas horas em seguida pode levar para incubação. ​

Ao receber as aves, solte elas no viveiro com alimentação e água fresca.

Sobre a loja

O Criatório Aves Ornamentais é referencia na criação de Pavões, Faisões, Perus, Perdizes Chukar, Marrecos, Cisnes, Emu Australiano, Avestruz, Galinhas D'Angolas - Guiné - Capote e Galinhas Exóticas.

Social
Pague com
  • proxy-paghiper-v1
Selos
  • Site Seguro

Família Rocha - CPF: 086.840.826-30 © Todos os direitos reservados. 2026